O Curso de Letras da UFLA – Habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas –prepara o futuro profissional não só para enfrentar um contexto sócio-histórico-econômico e cultural dinâmico, mas, sobretudo, para atuar como leitor crítico e agente eficaz na construção da cidadania e, portanto, capaz de fazer uso da linguagem nas suas diferentes manifestações.
Para tal, oferecerá  ao estudante o desenvolvimento de uma visão crítica do mundo e de uma percepção nítida do papel a desempenhar no ambiente sociocultural. Em razão disso, o futuro professor poderá se sentir  corresponsável pela sua formação, capacitando-se melhor para enfrentar os desafios da profissão.

O corpo docente é composto por  profissionais qualificados e com larga experiência no magistério universitário, tanto em situações de ensino, quanto no desenvolvimento de atividades e projetos de pesquisa e extensão. A estrutura de apoio nos polos garante a efetiva ação de alunos, tutores e professores, para que seja um curso de qualidade. São diversos laboratórios de informática equipados para atender aos alunos, além de toda a estrutura que a UFLA possui.

Enfim, o aluno do curso de Letras da UFLA  – Língua Portuguesa e suas Literaturas, Modalidade a Distância –  contará com todo apoio para que possa se desenvolver e se tornar um profissional preparado para encarar os desafios da educação no Brasil.